NOSSAS PARCERIAS

 

 

 

COMUNIDADE INTENCIONAIS, VILAREJOS ECOLÓGICOS e ECOVILAS

 

Apoio e parcerias na formação de assentamentos humanos ecológicos e sustentáveis baseados na cultura da permanência e na autogestão comunitária

EMPREENDEDORES SOCIAIS, ASSOCIAÇÕES e CONSUMIDORES CONSCIENTES

 

Organização de Arranjos Produtivos Locais em parceria com empreendedores sociais para acesso a mercado organizado para consumo consciente e responsável

GOVERNOS, INSTITUTOS, FUNDAÇÕES e AGÊNCIAS DE PESQUISA e DESENVOLVIMENTO

 

Sistematização de conhecimento, tecnologias socioambientais, pesquisas qualitativas e projetos de desenvolvimento local sustentável

Nossa VISÃO

"Ativar o desejo

e o potencial para fazer ser o melhor momento agora, com as pessoas que somos no lugar que estamos"

NOSSO PROCESSO

Fabiana e Jefferson, paulistana e andreense, mudaram de vida deixando a cidade para viver no campo, aperfeiçoaram suas profissões (Cientistas Sociais) e aprenderam muitas outras. Desde 2009 têm seu projeto de vida na APA da Cafuringa em Brasília - DF.

 

Nessa experiência fundaram ecovilas, vilarejos ecológicos, tiveram filhas de parto natural em casa, aprenderam a construir e recontruir casas, fazer internet rural, fossa de evapotranspiração, captação de água por gravidade, recuperação de nascentes, plantar água e agroflorestas, fazer aceiros, gerir coletivamente e principalmente, compartilhar e cotizar comunitariamente numa aliança com a natureza.

 

Num contexto de muitas mudanças estruturais no país é iniciada a Amainar.

 

Amainar significa um pequeno intervalo entre chuvas fortes: amainou, mas a chuva vai voltar. Por isso é importante aproveitar as oportunidades que surgem para pensar, planejar, agir e comunicar.

 

O chamado da natureza para a transição para a sustentabilidade socioambiental deve ser atendido imediatamente. Devemos superar o paradigma da escassez e do individualismo para a colaboração e a abundância.

 

Pautados pela cultura da permanência, devemos nos aliar a natureza, recuperar as nascentes, compartilhar conhecimento e tecnologia limpa, produzir e consumir produtos orgânicos e recusar produtos e serviços degradantes. "Se não eu, quem. Se não agora, quando? 

Esse documentário, Ecovilas do Brasil - Caminhando para a Sustentabilidade nos foi apresentado por Lena Ferreira (Designer de Sustentabilidade e Pedagoga Social) na 1a. Roda de Prosa no Vilarejo Ecológico Terra Sublime promovido pela Amainar.

 

Que possa ser mais uma gota de chuva que lhe hidrate nesse caminho da transição para a sustentabilidade.

guarda chuva sustentavel.jpg

NOSSOS VALORES

"Virtuosa - Vanguardista - Transversal -Enlaçadora - Potencializadora - Colaborativa - Metamorfa - Primorosa -Cuidadora - Sistêmica"

 

 

ACESSE NOSSO BLOG

ACOMPANHE ARTIGOS DE ESPECIALISTAS SOBRE AS DIVERSAS FORMAS PARA COCRIAR A TRANSIÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE