Clube de compras sustentáveis da Cafuringa (coprodução e consumo consciente)
O Clube de Compras Sustentáveis da Cafuringa está em atividade desde fevereiro de 2018 e tem como objetivo Apoiar a preservação e regeneração da APA da Cafuringa no Distrito Federal, por meio do consumo consciente de alimentos orgânicos e produtos oriundos da agricultura familiar, ecovilas, vilarejos ecológicos, comunidades intencionais e assentamentos rurais da reforma agrária localizados na região.
Para isso foi criado um site http://cafuringa.store o qual disponibiliza produtos e alimentos orgânicos oriundos de produtores da agricultura familiar, das comunidades intencionais, ecovilas, vilarejos ecológicos e familias assentadas da reforma agrária.
Os objetivos específicos são:
- Fortalecer economicamente e socialmente as famílias que vivem e protegem a APA da Cafuringa com suas nascentes, territórios e belezas naturais;
- Incentivar a produção de alimentos orgânicos, certificados ou não, por meio da compra direta, sustentável e consciente;
- Facilitar a compra conjunta e consciente socioambientalmente de pessoas da cidade (Distrito Federal) diretamente de famílias que vivem na zona rural de Brasília, especialmente da APA da Cafuringa;
- Entregar no endereço acordado alimentos e produtos frescos, saudáveis e bem acondicionados.
Atualmente são 35 produtores da Cafuringa e duas cooperativas parceiras que ofertam alimentos saudáveis e orgânicos para mais de 300 famílias do distrito federal.
O microcrédito é praticado, sem juros e com carência de 3 meses, entre os produtores que mais necessitam de apoio com recursos oriundos exclusivamente dos aliados e aliadas da cafuringa.
Também é realizada a antecipação de crédito por parte das aliadas, que recebem 20% a mais do valor na moeda socioambiental "cafuringue"que dá direito a acessar os alimentos pelo site. Por meio desses valores antecipados é possível investir em infraestrutura e equipamentos que melhoram ainda mais a qualidade dos alimentos e da entrega, de forma pontual e com melhor acondicionamento.
O projeto recebeu prêmio de melhor série no projeto realizado pela UNB COm COm no festival internacional de cinema em lingua portuguesa e ainda foi objeto de estudo da tese de doutorado da professora isadora bacha sobre economia compartilhada e também do artigo de como lidaram os produtores de alimentos orgânicos com a pandemia.